12/03/08

TIL - Teste de Idade de Leitura

No meu Agrupamento (e suponho que em muitos outros...) os docentes de educação especial estão com dificuldades em conseguir/construir instrumentos de avaliação, para a dimensão "Actividades e Participação" da CIF.

Nesse sentido, faço aqui a divulgação do TIL - Teste de Idade de Leitura, apresentado no Livro "Aprender a Ler e Avaliar a Leitura", de Ana Sucena e São Luís Castro, das Edições Almedina, publicado em Janeiro de 2008.

O livro está organizado em três partes. Na primeira procede-se à revisão da investigação científica sobre a aprendizagem da leitura. Na segunda parte revêem-se os modelos explicativos da dislexia de desenvolvimento, enquadrando os défices revelados pelas crianças disléxicas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Finalmente, apresenta-se o TIL, o Teste de Idade de Leitura, um contributo prático na triagem de crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura. Este teste é constituído por 36 itens e "destina-se a estabelecer o nível de leitura de uma dada criança".

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns. Esta rapariga tá em todas. O livro deve ser interessante, tb gostava de o ver.Beijos e continuação de muita inspiração.

Anónimo disse...

O teu blog é muito interessante. Já o sugeri a algumas colegas. Beijo
Madalena