20/04/08

Avaliação da Fonologia Infantil

Nesta publicação, da autoria da Doutora Rosa Lima, é apresentada a primeira versão da Prova de Avaliação Fonológica em Formatos Silábicos (P.A.F.F.S.). É um instrumento de avaliação relativo à produção fonológica de crianças portuguesas dos 3 aos 7 anos e meio que permite a "detecção, numa primeira instância, de afastamento das produções fonológicas face a uma norma etária, dadas as evidências registadas nos padrões de aquisições (...)"
Nos anexos encontram-se as imagens utilizadas na prova, assim como a Folha de Registo Individual para Aplicação da Prova.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Susel,

Será que estes instrumentos se destinam a ser aplicados por docentes?

Parabéns pelo blog!

Susana

Susel Gaspar disse...

A autora da prova "Avaliação da Fonologia Infantil" remete a sua utilização para o contexto clínico. No entanto, penso que o conhecimento da listagem de palavras utilizadas nesta prova, pela variabilidade fonológica que apresenta, pode ajudar os educadores e professores do 1º Ciclo a efectuarem uma primeira avaliação/caracterização do desenvolvimento fonológico da criança, a qual poderá ser bastante útil para uma avaliação mais formal por parte de outro técnico.

Todos os restantes instrumentos de avaliação sugeridos anteriormente destinam-se a ser utilizados pelos docentes.

Um abraço. Susel