Blog sobre educação. Umas vezes sobre inclusão. Outras sobre escrita e leitura. Ou sobre sonhos, simplesmente...
30/06/09
15/06/09
Conferência Internacional Educação Inclusiva - Lisboa
A Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular promove, nos próximos dias 4 e 5 de Setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a Conferência Internacional Educação Inclusiva - Impacto dos Referenciais Internacionais nas Políticas, nas Práticas e na Formação.
Mais informação aqui.
program_Conferência Lisboa
Mais informação aqui.
program_Conferência Lisboa
07/06/09
Despacho nº 13170/2009

O Despacho nº 13170/09, de 4 de Junho, sobre matrículas e constituição de turmas introduz várias alterações e clarificações na definição das regras relativas a matrículas e renovação de matrícula, distribuição das crianças e alunos pelos vários estabelecimentos, constituição de turmas e regime de funcionamento.
É de destacar, relativamente à constituição das turmas, que os grupos que integrem crianças com necessidades educativas especiais de carácter permanente, e cujo programa educativo individual assim o determine, são constituídos por 20 crianças, não podendo incluir mais de 2 crianças nessas condições.
Assim sendo, o Programa Educativo Individual (PEI) assume-se como um documento fundamental a ter em consideração n aconstituição de turmas. Ou seja, os alunos com necessidades educativas especiais, de carácter permanente, podem justificar a redução de alunos por turma desde que tal se justifique pelo seu perfil de funcionalidade e esteja consagrado no respectivo PEI.
01/06/09
28/05/09
Nunca lá chegarei, professor.
- Nunca lá chegarei, professor.
- Que dizes?
- Nunca lá chegarei!
- Aonde queres ir?
- A lado nenhum! Não quero ir a lado nenhum!
- Então porque é que tens medo de lá não chegar?
- Não é o que eu quero dizer!
- Que queres dizer?
- Que nunca lá chegarei, é tudo!
- Escreve no quadro: nunca lá chegarei.
Nunca laxegarei.
- Enganaste-te. Esqueceste-te no advérbio de lugar "lá". Explicar-te-ei mais tarde os advérbios. E o verbo é o verbo chegar, com ch. Corrige.
- Está bem. Que indica esse "lá", na tua opinião?
-Não sei.
- Que significa?
- Não sei.
- Pois bem, temos mesmo de descobrir o que significa, porque é dele que tens medo, desse "lá".
- Não tenho medo.
- Não tens medo?
- Não.
- Não tens medo de não chegar lá?
- Não, estou-me nas tintas.
- Como?
- Não me interessa, não me importo!
- Não te importas de não chegar lá?
- Não me importo com isso, é tudo.
- E és capaz de escrever no quadro?
- O quê, que não me importo com isso?
- Sim.
Não me impor tucom isso.
- O que escreveste foi o verbo impor no infinitivo e não importar no presente.
Não me importo com isso.
- Bem, e esse "com isso", o que é precisamente esse "isso"?
- ...
- Esse "isso", o que é?
- Não sei... é tudo isso!
- Tudo isso o quê?
- Tudo o que me aborrece.
Passagem do livro "Mágoas da escola", de Daniel Pennac.
- Que dizes?
- Nunca lá chegarei!
- Aonde queres ir?
- A lado nenhum! Não quero ir a lado nenhum!
- Então porque é que tens medo de lá não chegar?
- Não é o que eu quero dizer!
- Que queres dizer?
- Que nunca lá chegarei, é tudo!
- Escreve no quadro: nunca lá chegarei.
Nunca laxegarei.
- Enganaste-te. Esqueceste-te no advérbio de lugar "lá". Explicar-te-ei mais tarde os advérbios. E o verbo é o verbo chegar, com ch. Corrige.
- Está bem. Que indica esse "lá", na tua opinião?
-Não sei.
- Que significa?
- Não sei.
- Pois bem, temos mesmo de descobrir o que significa, porque é dele que tens medo, desse "lá".
- Não tenho medo.
- Não tens medo?
- Não.
- Não tens medo de não chegar lá?
- Não, estou-me nas tintas.
- Como?
- Não me interessa, não me importo!
- Não te importas de não chegar lá?
- Não me importo com isso, é tudo.
- E és capaz de escrever no quadro?
- O quê, que não me importo com isso?
- Sim.
Não me impor tucom isso.
- O que escreveste foi o verbo impor no infinitivo e não importar no presente.
Não me importo com isso.
- Bem, e esse "com isso", o que é precisamente esse "isso"?
- ...
- Esse "isso", o que é?
- Não sei... é tudo isso!
- Tudo isso o quê?
- Tudo o que me aborrece.
Passagem do livro "Mágoas da escola", de Daniel Pennac.
26/05/09
Alunos com necessidades específicas de apoio

Todos os artigos disponíveis aqui.
22/05/09
18/05/09
15/05/09
Video em Língua Gestual premiado
Vânia Marques, Fábio Antunes e Marília Robalo são os novos guias do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, de Castelo Branco. Em comum têm a surdez e foi por ela que se cruzaram na Escola Secundária de Amato Lusitano.
Os três jovens são alunos do 10.º ano e protagonizam um vídeo com o qual a escola participou no concurso “A minha escola adopta: um museu, um palácio, um monumento…”, promovido pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação. O trabalho acaba de se sagrar vencedor na área de ensino especial, categoria vídeo.
Mais informações aqui.
Os três jovens são alunos do 10.º ano e protagonizam um vídeo com o qual a escola participou no concurso “A minha escola adopta: um museu, um palácio, um monumento…”, promovido pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação. O trabalho acaba de se sagrar vencedor na área de ensino especial, categoria vídeo.
Mais informações aqui.
14/05/09
O gato gatão, poeta de profissão

Gato, gatão, poeta de profissão - Livro da Editora CERCICA, editado como o com apoio do Ministério da Educação e Camara Municipal de Cascais, de Graça Breia com ilustrações de Raquel Pinheiro.
Inserido na colecção “4 leituras”, este livro que faz parte da lista recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, integra um DVD interactivo com a história narrada em Língua Gestual Portuguesa, em versão áudio e em Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Existe também uma versão impressa em Braille. O DVD inclui ainda conteúdos de natureza informativa que permitem estender o conhecimento aos Distritos de Portugal.
Mais informações sobre este livro e a EDITORA CERCICA em: http://www.editoracercica.com/
Subscrever:
Mensagens (Atom)