Seguem alguns exemplos de medidas de apoio educativo
(retiradas de http://terrear.blogspot.com/):
1. Pedagogia diferenciada
Modalidade de apoio educativo que implica a utilização em contexto de sala de aula de estratégias de ensino diversificadas e adequadas a cada aluno, podendo o professor titular ser coadjuvado por um colega do mesmo grupo disciplinar.O professor pode negociar com os alunos e definir os objectivos de aprendizagem individual, proporcionar aos alunos materiais diversificados, promover a aquisição da capacidade de aprendizagem autónoma, avaliar os alunos de maneira diversificada.
2. Actividades de compensação
Modalidade de apoio educativo, com presença ou não do aluno na escola. Pode ser utilizada a plataforma TWT ou eventualmente a plataforma Moodle da escola, proporcionando a realização de projectos, jogos e/ou fichas de trabalho, a seleccionar pelo professor da disciplina. Os alunos podem ser também encaminhados para os diversos clubes da escola com indicação das competências a desenvolver.
3. Aulas de recuperação
Modalidade de apoio educativo, que implica o aumento da carga horária do aluno.O professor de apoio preferencialmente será o professor da disciplina, quando esta modalidade é realizada por outro professor, a planificação das actividades a desenvolver com os alunos deverá ser elaborada com o respectivo professor. Os alunos são organizados em pequenos grupos (máximo 15 ) que podem ser alterados ao longo do ano.
4. Programa de Tutoria
Modalidade de apoio educativo, que implica a escolha de um tutor que preferencialmente será um professor do conselho de turma, com bom relacionamento com o(s) aluno(s), encarregados de educação e professores O programa pode ser de apoio a estratégias de estudo, técnicas de trabalho e /ou de orientação e aconselhamento do aluno, fomentando o desenvolvimento de atitudes de participação na escola e no meio, bem como na orientação escolar e profissional do aluno.
5. Actividades de ensino da Língua Portuguesa
Modalidade de apoio educativo que se destina essencialmente a alunos oriundos de países estrangeiros. Deve promover o desenvolvimento de competências ao nível da escrita e da leitura, de forma a facilitar a integração dos alunos no sistema educativo e na sociedade.
6. Estudo Acompanhado
Modalidade de apoio educativo que potencia a área de Estudo Acompanhado, está indicada para os alunos com dificuldades a nível de métodos de trabalho e de estudo, análise, tratamento e interpretação da informação. As propostas de trabalho nesta área deverão ser diversificadas deforma colmatar as dificuldades de cada um dos alunos.
7. Adaptações programáticas
Esta modalidade está prevista para os alunos com insucesso escolar repetido (planos de acompanhamento). O conselho de turma/professores poderão propor uma intervenção a nível de conteúdos, no sentido de os adequar às características dos alunos, não relegando a aprendizagem das competências essenciais por parte de todos os alunos.
8. Estudo Autónomo
Modalidade de apoio educativo que pressupõe a organização de um dossier por disciplina, com actividades dispostas por grau de dificuldade e com os tópicos de correcção, sínteses de conteúdos e exercícios de consolidação com respectivas soluções.
9. Actividades de Enriquecimento
Esta modalidade tem como objectivo desenvolver competências sociais, envolvendo os alunos em tarefas de grupo dentro e fora de sala de aula promove a participação / organização de debates, conferências, dinamização de actividades culturais destinadas a alunos e/ ou comunidade educativa, pode ser ligada aos clubes ou a áreas disciplinares. A participação no jornal da escola é uma das actividades a promover.
10. Serviços de Psicologia e Orientação Escolar
Os alunos são encaminhados para estes serviços quando apresentam dificuldades e integração na escola ou no meio, baixa auto-estima, dificuldades na relação com os professores e/ou com os pares ou outras características que dificultam o processo ensino aprendizagemPara além destas modalidades, há todo um conjunto de medidas que passam pela gestão da própria sala de aula e pela dimensão organizacional: formação de turmas, afectação de professores a alunos, gestão de espaços e tempos, relação escola-família...
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