Blog sobre educação. Umas vezes sobre inclusão. Outras sobre escrita e leitura. Ou sobre sonhos, simplesmente...
19/01/09
16/01/09
Estimulação sensorial e motora
Estimulação Sensorial e Motora
PWP que permite a estimulação sensorial e motora. Foi retirado de Murciadiversidade. Um site espanhol com diversas propostas de actividades neste âmbito.
13/01/09
09/01/09
Onde está o Artur?
O vídeo a seguir apresentado foi produzido pela Secretaria de Estado para a Família, em França, no sentido de alertar para os perigos da Internet para as crianças e jovens. Esta situação pode ser particularmente grave em crianças e jovens que possuem limitações, nomeadamente em termos de comprometimento cognitivo...
Este trabalho, que já foi premiado,constitui um apelo em relação à responsabilidade dos pais quanto aos "encontros" que os filhos vão tendo, enquanto exploram a net...
Este trabalho, que já foi premiado,constitui um apelo em relação à responsabilidade dos pais quanto aos "encontros" que os filhos vão tendo, enquanto exploram a net...
08/01/09
06/01/09
Quando os 60 dias não chegam...

Quem está ligado à Educação Especial, já deve ter passado pelo "aperto" do cumprimento deste prazo, especialmente se o processo de avaliação da criança/aluno necessitar de envolver técnicos exteriores à escola!
O colega João Santos relatou no Blog "Incluso" a sua experiência sobre esta situação:
"No Agrupamento, registaram-se dois processos de referenciação. A equipa reuniu e, face à fundamentação apresentada, elaborou um roteiro de avaliação, onde se previa como fundamental a realização de uma avaliação psicológica.
Porém, o Agrupamento não dipõe de psicólogo próprio. Vai-se socorrendo, de acordo com o nível escolar dos alunos envolvidos, da colaboração da autarquia e de um projecto local, ao abrigo do Progride. Estes organismos vão cedendo os serviços dos psicólogos dos seus quadros, dentro de um determinado horário semanal. Neste horário, são providenciadas diversas actividades, como por exemplo, acompanhamento psicológico dos alunos, realização de sessões de despiste vocacional, avaliações psicológicas...
Na gestão dos processos referenciados, constatámos que o final do prazo se aproximava e não possuíamos o resultado da avaliação psicológica. Era impossível cumprir o prazo dos 60 dias porque a psicóloga não teve disponibilidade de horário para realizar a respectiva avaliação, fundamental para estes processos.
Como proceder nestas situações?
1- Elabora-se um relatório técnico-pedagógico, ainda que provisório e inconclusivo, salvaguardando-se o cumprimento dos prazos estabelecidos no enquadramento legislativo?
2- Ignora-se o prazo dos 60 dias e aguarda-se pela conclusão da avaliação psicológica, elaborando-se posteriormente o relatório técnico-pedagógico?
3- Outra solução?!
Nos casos em concreto, optámos por elaborar um relatório técnico-pedagógico, provisório e inconclusivo, justificando-se com a necessidade de cumprir o prazo dos 60 dias, onde se indicava que o processo se encontrava em fase de avaliação, sendo, posteriormente, elaborado um novo relatório conclusivo!"
05/01/09
Nós e os outros - Reportagem TVI

A TVI passou recentemente, pela segunda vez, uma reportagem sobre o autismo, intitulada Nós e os Outros. Apresentou diversos casos com esta problemática, percorrendo todo o seu espetro: desde o autismo mais profundo até ao Síndrome de Asperger. Entrevistaram portadores do problema, pais, médicos, terapeutas... Ver aqui
04/01/09

Este novo ano foi designado pela ONU, entre outras celebrações, como o Ano Internacional da Aprendizagem sobre os Direitos Humanos. É uma ideia interessante e onde há muito a fazer, nomeadamente na área das pessoas portadoras de deficiência e dos direitos que lhe são devidos...
Saber mais aqui.
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