27/02/09

26/02/09

O Salta-Letras

Autoria: Joana Almeida, Vanda Enes, Ana Monção, Ana Rebelo, Teresa Sequeira
Ilustrações: Ricardo Neto
Prefácio: Prof. Victor da Fonseca
Editora: Papa-letras
O Salta-letras promove competências nos domínios da linguagem oral, da metalinguagem, da leitura, da escrita, e em algumas áreas da psicomotricidade.
Pode ser utilizado por crianças que apresentam dificuldades ao nível das aquisições básicas, independentemente do seu grau de escolaridade ou faixa etária.
O presente Caderno integra um conjunto de três publicações e resulta de um projecto de parceria entre a Linha de Investigação nº. 5 do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL e o Centro de Observação e Reeducação Psicoeducacional - CORPE.
Cada uma das secções (Percepção, discriminação e memória visual / Grafismos e estruturação espácio-temporal / Consciência fonológica / Pré-leitura e pré-escrita) contém fundamentação teórica, respostas a perguntas frequentes, mais ideias para pais e um conjunto de fichas de actividades que assentam numa estrutura de complexidade crescente. No final encontra-se bibliografia e um roteiro de sítios virtuais.

Esta publicação encontra-se à venda nos locais habituais e na Editora.

23/02/09

Portaria nº 212/09, de 23 de Fevereiro

Foi hoje publicada a Portaria n.º 212/2009, sobre habilitações para a docência, relativamente aos Grupos de Recrutamento 910, 920 e 930 (Educação Especial), visando enquadrar o conjunto de qualificações que conferem aptidão para o exercício docente nos mesmos.

De acordo com a portaria, constitui habilitação profissional para os grupos de recrutamento da educação especial, 910, 920 e 930, a titularidade de uma qualificação profissional para a docência acrescida de um dos cursos referidos nas alíneas seguintes:

a) Um curso de formação especializada nos termos do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto -Lei n.º 95/97, de 23 de Abril, acreditado pelo Conselho Cientifico Pedagógico da Formação Contínua (...);
b) Um curso de qualificação para o exercício de outras funções educativas, nos termos do n.º 1 do artigo 4.º do Decreto -Lei n.º 95/97, de 23 de Abril, acreditado pelo Conselho Cientifico Pedagógico da Formação Contínua (....).

São, ainda, considerados portadores de habilitação profissional para os grupos de recrutamento da educação especial, 910, 920 e 930, a titularidade de uma qualificação profissional para a docência acrescida de cursos relativos a:

- Formação especializada em educação especial, anterior ao Decreto -Lei n.º 95/97, de 23 de Abril;
- Licenciaturas e DESE (diplomas de estudos superiores especializados) no âmbito da educação especial constantes do anexo ao despacho n.º 25156/2002 (2.ª série), de 26 de Novembro.
Ver também desdobrável do Ministério da Educação. Aqui

21/02/09

Exames 2009

O Despacho normativo nº 10/2009, de 19 de Fevereiro surge na sequência do Despacho normativo n.º 19/2008, de 19 de Março, que aprova os Regulamentos do Júri Nacional de Exames e dos Exames dos Ensinos Básico e Secundário, na medida em que há necessidade de actualizar disposições do mesmo.

Algumas das actualizações decorrem da aprovação do Decreto -Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro, e estão relacionadas com a adaptação das normas actualmente em vigor respeitantes aos exames realizados pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Assim sendo, as provas e as condições de exame previstas para todos os examinandos podem ser adequadas às necessidades educativas especiais de carácter permanente, enquadradas nas disposições do Decreto -Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro.
A adopção de qualquer condição especial de exame exige que os alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente tenham sido abrangidos por medidas educativas, homologadas no seu programa educativo individual, ao abrigo do Decreto -Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro.

Documentação complementar pode ser encontrada aqui.

17/02/09

A Escola Contemporânea e a Inclusão de alunos com NEE - Luís Miranda Correia

Este livro pretende abordar as ideias base associadas ao movimento da inclusão e aos serviços de educação especial. Apresenta, ainda, um modelo de atendimento - Modelo de Atendimento à Diversidade - que permite a implementação de programas educativos eficazes para os alunos com necessidades especais, designadamente para os alunos com NEE. A não perder.

Um tema - duas visões...

No passado domingo à noite, foram apresentadas quase em simultâneo, na RTP1 e na TVI, duas reportagens sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Prolongado em escolas de ensino regular.
A reportagem da RTP1, de duração mais curta, basicamente optou por salientar aspectos positivos da utilização das novas tecnologias por este tipo de alunos; a da TVI corresponde a um estudo mais profundo desta realidade e mostrou algumas das suas fragilidades.
Para quem não teve oportunidade de assistir, aqui ficam os dois registos:
Reportagem TVI - Um Grau de Separação

16/02/09

Gratificação - Educação Especial


Para os colegas mais distraídos, aqui fica a actualização de 2009, relativa à gratificação de Educação Especial.

Especialização e Itinerância:

ESCALÕES:

1º e 2º - 91,35 €;
3º e 4º - 100,15 €
5º e 6º - 111,71 €
7º a 10º - 112,25 €, de acordo com o Dec-Lei nº 232/87, de 11 de Junho
Cf. OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/ GGF / 2009, do Gabinete de Gestão Financeira.

13/02/09

Simpósio - Desafios emergentes da Educação Inclusiva


O Fórum de Estudos de Educação Inclusiva em colaboração com a Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e a ONG "Cidadãos do Mundo" vai organizar este Simpósio o qual contará no período da manhã com uma mesa redonda para análise e debate do documento "Conclusões e Recomendações da 48ª sessão da Conferência Internacional de Educação (ICE)" realizada pela UNESCO em Genève em Novembro passado.

Tema: Desafios Emergentes da Educação Inclusiva
Local: Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana
Data: 7 de Março de 2009
Intervenientes:
- Prof. Dr. David Justino (Universidade Nova de Lisboa e Assessor da Presidência da República);
- Dr.ª Ana Maria Benard da Costa (ONG "Cidadãos do Mundo";
- Dr.ª Ana Rosa Trindade ("Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial).

No período da tarde realizar-se-á uma mesa redonda sobre a Profissionalidade em Educação Especial, tema que tem sido repetidamente sugerido em particular pela necessidade de encontrar um perfil profissional que se coadune com o actual processo de avaliação dos professores, com os seguintes intervenientes:

- Profª. Dra. Amélia Lopes (FPCE- Universidade do Porto);
- Dr. Jorge Humberto ("Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial);
- Dr.ª Ana Ferreira (Fórum de Estudos de Educação Inclusiva).

A entrada é livre mas necessita de inscrição prévia.
Contactos:
Fórum de Estudos de Educação Inclusiva - Estrada da Costa 1499-688 Cruz Quebrada Tel.: 21 414 91 56
E-mail: mailto:feei@fmh.utl.pt
Sítio web: www.fmh.utl.pt/feei

12/02/09

Glossário - F a ... (2ª parte)

Segunda e última parte do Glossário disponibilizado pelo AnimaCorpus - Projecto de Psicomotricidade.
F
Figura-fundo:
capacidade de discernir a nível perceptivo entre um ou vários elementos justapostos num contexto visual, auditivo ou corporal. Ex: identificar alguém numa figura de grupo ou identificar o som de um instrumento musical numa melodia.
Frustração: Estado psicológico quando um comportamento que tinha sido dirigido a determinado objectivo, tenha sido bloqueado ou contrariado.
G
Gnosia-
Conhecimento, noção e função de um objecto. Segundo Pieron, toda a percepção é uma gnosia. O processo perceptivo não é mais do que a interpretação e selecção dos estímulos sensoriais.
H
Hemiplegia:
Paralisia referente a um só lado.
Hiperquinésia: Movimento e actividade motora constante e excessiva. Também designada por hiperactividade.
Hipertonia: Organização tónica que representa um elevado nível de contracção muscular.
Hipotonia: Organização tónica que apresenta um escasso nível de contracção muscular.
I
Imagem corporal:
Representação mental do próprio corpo. Conceito individual do próprio corpo e suas partes. Inclui o conhecimento da estrutura física do corpo e das suas partes, dos movimentos e das funções do corpo e suas partes, da posição do corpo e suas partes, das relações entre as mesmas e com referencia a outros indivíduos. Inclui os aspectos emocionais e psicoafectivos.
Instabilidade psicomotora: Incapacidade da pessoa para manter uma relação harmoniosa, psíquica e motora entre as suas intenções e estímulos ambientais.
Integração: Assimilação ou cooperação de actos para um fim comum. Reconhecimento pela criança de que o seu corpo é uma unidade diferencial e separada do meio ambiente.
Inteligência: Faculdade de pensar, conhecer e compreender; conjunto de funções psíquicas superiores. Interacção constantemente activa entre a habilidade herdada e a experiência, que dá como resultado que o individuo é capaz de adquirir, recordar e usar conhecimentos, de entender conceitos concretos (com o tempo) abstractos, de estabelecer relações entre objectos, sucessões e ideias, e aplicar e utilizar todo o anterior com o propósito de resolver os problemas de cada dia.
L
Lateralidade:
Orientação preferente do corpo por um dos seus lados. Interiorização do conhecimento da diferença entre a esquerda e a direita. Capacidade para controlar ambos os lados do corpo, juntos ou separados. Base motora dos conceitos espaciais. A lateralidade preferencial situa-se ao nível do olho e do ouvido (telereceptores), da mão e do pé (propriofectores).
Lateralização: Processo pelo qual o individuo passa a ter uma maior preferência e maior destreza em um dos seus lados, em estreita associação com a especialização hemisférica. Implica o conhecimento dos dois lados do corpo e a capacidade de os identificar como direita e esquerda.. Predominância da habilidade, da iniciativa e das capacidades funcionais e psicomotoras dum só lado do corpo, correspondendo à assimetria dos hemisférios cerebrais. Linguagem corporal: comunicação não verbal realizava através de deslocações, gestose moviemntos do corpo.
M
Maturação:
Processo de desenvolvimento neurológico.
Membro fantasma: Sentimento ou representação psicológica de um membro amputado.
Mediador: É aquele que facilita entre estímulos e respostas, eficaz autoregulador da própria conduta, instrumento de planificação da acção, rico e flexível procedimento de intercambio e comunicação.
Memória: Capacidade de reter ou armazenar a experiência anterior. Mesmo quando o estímulo não se encontra presente, a memória permite a evocação duma possível resposta. Também designada como “imagem” ou “lembrança”.
Memória auditiva: Realização do processo de interconeção entre o som e a imagem interna elaborada em relação ao próprio espaço.
Motricidade Fina (Praxia Fina): Movimentos precisos das mãos e dos dedos.
Motricidade Grossa (Praxia Global): Movimentos de todo o corpo e de grandes segmentos corporais.
O
Organização psicomotora:
Compreende a organização psicomotora e posteriormente a organização do plano motor, tendo em conta a maturação vertical ascendente dos substratos neurológicos. Os sub-sistemas que constituem são: a tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espacio-temporal, praxia global e fina.
P
Paratonia:
Incapacidade de relaxamento voluntária da musculatura.
Percepção: Forma como o cérebro organiza e interpreta a informação sensorial. É a capacidade de um indivíduo para dar sentido a objectos, acontecimentos e situações. Organização pela qual se constitui a representação de diversas formas, tais como auditiva, olfactiva, táctil e cinestésica.
Período sensório-motor: Primeiro dos períodos de desenvolvimento cognitivo de piaget; caracteriza os primeiros anos de vida, quando os bebés aprendem pela primeira vez a conhecer o mundo através dos seus sentidos e actividades motoras.
Postura: Posição, atitude, forma de estar, situação, disposição de uma pessoa, animal ou coisa.
Praxia: Movimento intencional, organizado, tendo em vista a obtenção de um fim ou de um resultado determinado. Não é um movimento reflexo, nem automático, é um movimento voluntário, consciente, intencional, organizado, inibido, isto é, humanizado, sujeito portanto a um planeamento cortical e a um sistema de autoregulação.
Proprioceptivo: Sistema sensorial resultante da actividade de receptores localizados ao nível do musculo (Fuso Neuro-Muscular) do tendão (Corpúsculos de Golgi) e do labirinto, e que fornecem informações referentes à posição e ao movimento dos membros do corpo.
Psicomotricidade: Disciplina e prática cujo o objecto é o corpo com os seus componentes biológicos, psicológicos, cognitivos e sociais; tomando como instrumento de acção, relação e pensamento, que permite o sujeito tomar consciência de si, da medida em que se relaciona com os outros, com os objectos e com o meio que o rodeia.
R
Reeducação Psicomotora:
Vista sobre o ângulo reeducativo é uma acção pedagógica e psicológica que utiliza a acção corporal com o fim de melhorar ou normalizar o comportamento geral da criança, facilitando todos os aspectos da personalidade em situação de aprendizagem.
Relaxação: Técnica mediante a qual se pretende aceder ao mínimo nível de tensão muscular. Visa o afinamento psicotónico e a unificação psicossomática, através de situações de auto-descontraçção concentrativa.
Representação: Condutas que implicam a evocação representativa de um objecto ou de uma acontecimento ausente.
S
Sincinésia:
Tendência patológica para a execução simétrica de qualquer movimento, de qualquer contração muscular que executa um membro (a mão em geral) sem que a associação possua um significado funcional. Movimentos involuntários e muitas vezes inconscientes; estes movimentos correspondem a uma dada incitação e difusão tónica e são sempre idênticos para a mesma incitação.
Sinergia: Actuação coordenada ou harmoniosa de sistemas ou de estruturas neurológicas de comportamento.
Simbolização: Mecanismo mental subconsciente que consiste na representação de uma imagem sem estar presente o objecto concretamente.
Simultaneidade: Acontecimento que se efectua ao mesmo tempo que outra acção.
Socialização: Processo pelo qual aumenta progressivamente a comunicação da criança com um numero cada vez maior de indivíduos. De onde resulta a sua boa integração na sociedade em que vive.
Somatognosia: Traduz a relação dialéctica da actividade corporal e do reconhecimento da sua estrutura e posição postural.
T
Taquilo-quinestésico:
Informação sobre o movimento que se capta através dos receptores da pele.
Tónus: Estado de contracção muscular que em repouso prepara para a acção. Sustém sobre a forma das posturas, das atitudes e está intimamente relacionada com a sensibilidade proprioceptiva.