12/02/09

Glossário - F a ... (2ª parte)

Segunda e última parte do Glossário disponibilizado pelo AnimaCorpus - Projecto de Psicomotricidade.
F
Figura-fundo:
capacidade de discernir a nível perceptivo entre um ou vários elementos justapostos num contexto visual, auditivo ou corporal. Ex: identificar alguém numa figura de grupo ou identificar o som de um instrumento musical numa melodia.
Frustração: Estado psicológico quando um comportamento que tinha sido dirigido a determinado objectivo, tenha sido bloqueado ou contrariado.
G
Gnosia-
Conhecimento, noção e função de um objecto. Segundo Pieron, toda a percepção é uma gnosia. O processo perceptivo não é mais do que a interpretação e selecção dos estímulos sensoriais.
H
Hemiplegia:
Paralisia referente a um só lado.
Hiperquinésia: Movimento e actividade motora constante e excessiva. Também designada por hiperactividade.
Hipertonia: Organização tónica que representa um elevado nível de contracção muscular.
Hipotonia: Organização tónica que apresenta um escasso nível de contracção muscular.
I
Imagem corporal:
Representação mental do próprio corpo. Conceito individual do próprio corpo e suas partes. Inclui o conhecimento da estrutura física do corpo e das suas partes, dos movimentos e das funções do corpo e suas partes, da posição do corpo e suas partes, das relações entre as mesmas e com referencia a outros indivíduos. Inclui os aspectos emocionais e psicoafectivos.
Instabilidade psicomotora: Incapacidade da pessoa para manter uma relação harmoniosa, psíquica e motora entre as suas intenções e estímulos ambientais.
Integração: Assimilação ou cooperação de actos para um fim comum. Reconhecimento pela criança de que o seu corpo é uma unidade diferencial e separada do meio ambiente.
Inteligência: Faculdade de pensar, conhecer e compreender; conjunto de funções psíquicas superiores. Interacção constantemente activa entre a habilidade herdada e a experiência, que dá como resultado que o individuo é capaz de adquirir, recordar e usar conhecimentos, de entender conceitos concretos (com o tempo) abstractos, de estabelecer relações entre objectos, sucessões e ideias, e aplicar e utilizar todo o anterior com o propósito de resolver os problemas de cada dia.
L
Lateralidade:
Orientação preferente do corpo por um dos seus lados. Interiorização do conhecimento da diferença entre a esquerda e a direita. Capacidade para controlar ambos os lados do corpo, juntos ou separados. Base motora dos conceitos espaciais. A lateralidade preferencial situa-se ao nível do olho e do ouvido (telereceptores), da mão e do pé (propriofectores).
Lateralização: Processo pelo qual o individuo passa a ter uma maior preferência e maior destreza em um dos seus lados, em estreita associação com a especialização hemisférica. Implica o conhecimento dos dois lados do corpo e a capacidade de os identificar como direita e esquerda.. Predominância da habilidade, da iniciativa e das capacidades funcionais e psicomotoras dum só lado do corpo, correspondendo à assimetria dos hemisférios cerebrais. Linguagem corporal: comunicação não verbal realizava através de deslocações, gestose moviemntos do corpo.
M
Maturação:
Processo de desenvolvimento neurológico.
Membro fantasma: Sentimento ou representação psicológica de um membro amputado.
Mediador: É aquele que facilita entre estímulos e respostas, eficaz autoregulador da própria conduta, instrumento de planificação da acção, rico e flexível procedimento de intercambio e comunicação.
Memória: Capacidade de reter ou armazenar a experiência anterior. Mesmo quando o estímulo não se encontra presente, a memória permite a evocação duma possível resposta. Também designada como “imagem” ou “lembrança”.
Memória auditiva: Realização do processo de interconeção entre o som e a imagem interna elaborada em relação ao próprio espaço.
Motricidade Fina (Praxia Fina): Movimentos precisos das mãos e dos dedos.
Motricidade Grossa (Praxia Global): Movimentos de todo o corpo e de grandes segmentos corporais.
O
Organização psicomotora:
Compreende a organização psicomotora e posteriormente a organização do plano motor, tendo em conta a maturação vertical ascendente dos substratos neurológicos. Os sub-sistemas que constituem são: a tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espacio-temporal, praxia global e fina.
P
Paratonia:
Incapacidade de relaxamento voluntária da musculatura.
Percepção: Forma como o cérebro organiza e interpreta a informação sensorial. É a capacidade de um indivíduo para dar sentido a objectos, acontecimentos e situações. Organização pela qual se constitui a representação de diversas formas, tais como auditiva, olfactiva, táctil e cinestésica.
Período sensório-motor: Primeiro dos períodos de desenvolvimento cognitivo de piaget; caracteriza os primeiros anos de vida, quando os bebés aprendem pela primeira vez a conhecer o mundo através dos seus sentidos e actividades motoras.
Postura: Posição, atitude, forma de estar, situação, disposição de uma pessoa, animal ou coisa.
Praxia: Movimento intencional, organizado, tendo em vista a obtenção de um fim ou de um resultado determinado. Não é um movimento reflexo, nem automático, é um movimento voluntário, consciente, intencional, organizado, inibido, isto é, humanizado, sujeito portanto a um planeamento cortical e a um sistema de autoregulação.
Proprioceptivo: Sistema sensorial resultante da actividade de receptores localizados ao nível do musculo (Fuso Neuro-Muscular) do tendão (Corpúsculos de Golgi) e do labirinto, e que fornecem informações referentes à posição e ao movimento dos membros do corpo.
Psicomotricidade: Disciplina e prática cujo o objecto é o corpo com os seus componentes biológicos, psicológicos, cognitivos e sociais; tomando como instrumento de acção, relação e pensamento, que permite o sujeito tomar consciência de si, da medida em que se relaciona com os outros, com os objectos e com o meio que o rodeia.
R
Reeducação Psicomotora:
Vista sobre o ângulo reeducativo é uma acção pedagógica e psicológica que utiliza a acção corporal com o fim de melhorar ou normalizar o comportamento geral da criança, facilitando todos os aspectos da personalidade em situação de aprendizagem.
Relaxação: Técnica mediante a qual se pretende aceder ao mínimo nível de tensão muscular. Visa o afinamento psicotónico e a unificação psicossomática, através de situações de auto-descontraçção concentrativa.
Representação: Condutas que implicam a evocação representativa de um objecto ou de uma acontecimento ausente.
S
Sincinésia:
Tendência patológica para a execução simétrica de qualquer movimento, de qualquer contração muscular que executa um membro (a mão em geral) sem que a associação possua um significado funcional. Movimentos involuntários e muitas vezes inconscientes; estes movimentos correspondem a uma dada incitação e difusão tónica e são sempre idênticos para a mesma incitação.
Sinergia: Actuação coordenada ou harmoniosa de sistemas ou de estruturas neurológicas de comportamento.
Simbolização: Mecanismo mental subconsciente que consiste na representação de uma imagem sem estar presente o objecto concretamente.
Simultaneidade: Acontecimento que se efectua ao mesmo tempo que outra acção.
Socialização: Processo pelo qual aumenta progressivamente a comunicação da criança com um numero cada vez maior de indivíduos. De onde resulta a sua boa integração na sociedade em que vive.
Somatognosia: Traduz a relação dialéctica da actividade corporal e do reconhecimento da sua estrutura e posição postural.
T
Taquilo-quinestésico:
Informação sobre o movimento que se capta através dos receptores da pele.
Tónus: Estado de contracção muscular que em repouso prepara para a acção. Sustém sobre a forma das posturas, das atitudes e está intimamente relacionada com a sensibilidade proprioceptiva.

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