27, 28 e 29 Novembro de 2009, em Lisboa
PROGRAMA PROVISÓRIO
27/Nov Sexta-feira
8h00-9h00: Recepção aos participantes e entrega da documentação
9h00-9h30: Sessão de Abertura
9h30-10h15: Conferência: “Educação Especial e Educação Inclusiva” – Mel Ainscow (Universidade de Manchester)
10h15-11h00: Conferência: “Ser Professor Hoje” – António Nóvoa (Universidade de Lisboa)
11h00-11h30: Intervalo
11h30-13h00: Mesa-redonda: “Sistemas Educativos e Apoio Educacional: Perspectivas Internacionais”:
- EADSNE: European Agency for Development in Special Needs Education (União Europeia)
- NASEN: National Association of Special Educational Needs (Reino Unido)
- CEC: Council of Exceptional Children (Estados Unidos)
- ONG. Ed.Todos (Brasil)
- AEEE: Associación Española de Educación Especial (Espanha)
13h00-14h30: Almoço
14h30-16h00: Mesa-redonda: “Cooperação profissional: equipas muldisciplinares”. Contribuição da Psicologia, Medicina, Terapias.
16h00-17h00: Intervalo e Sessão de Posters
17h00-18h30: Apresentação de Comunicações
18:30: Assembleia Geral da Pró-Inclusão: ANDEE
20h30: Jantar do Congresso* (Local: a definir. Animação: Grupo Alfarroba)
13h00-14h30: Almoço
14h30-16h00: Mesa-redonda: “Cooperação profissional: equipas muldisciplinares”. Contribuição da Psicologia, Medicina, Terapias.
16h00-17h00: Intervalo e Sessão de Posters
17h00-18h30: Apresentação de Comunicações
18:30: Assembleia Geral da Pró-Inclusão: ANDEE
20h30: Jantar do Congresso* (Local: a definir. Animação: Grupo Alfarroba)
28/Nov Sábado
9h00-9h45: Conferência: “Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza” – Philippe Perrenoud (Universidade de Genebra).
9h45-11h15: Mesa-redonda: “Avaliação e Intervenção Educacional: Modelos e Práticas”: Deficiência Intelectual
9h00-9h45: Conferência: “Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza” – Philippe Perrenoud (Universidade de Genebra).
9h45-11h15: Mesa-redonda: “Avaliação e Intervenção Educacional: Modelos e Práticas”: Deficiência Intelectual
Dificuldades de Aprendizagem
ou Mesa Redonda: : “Avaliação e Intervenção Educacional: Modelos e Práticas”: Deficiências Sensoriais
Deficiências Motoras
11h15-11h45: Intervalo
11h45-13h00: Mesa-redonda: “Avaliação e Intervenção Educacional: Modelos e Práticas”: Multideficiência
11h15-11h45: Intervalo
11h45-13h00: Mesa-redonda: “Avaliação e Intervenção Educacional: Modelos e Práticas”: Multideficiência
Autismo
ou Mesa Redonda: “Avaliação e Intervenção Educacional: Modelos e Práticas”:
Problemas de Comportamento
Déficit de Atenção
13h00-14h30: Almoço
14h30-16h00: Mesa-redonda: “Intervenção e Contextos Educacionais”:
13h00-14h30: Almoço
14h30-16h00: Mesa-redonda: “Intervenção e Contextos Educacionais”:
Intervenção Precoce,
Escolarização,
Transição para a Vida Adulta,
Ensino Superior
16h00-17h00: Intervalo e Sessão de Posters
17h00-18h30: Apresentação de Comunicações
20h30: Programa Social* (Jantar: Clube do Fado, em Alfama)
29/Nov Domingo
9h00-9h45: Conferência: “Educacão Inclusiva: onde estamos para onde vamos”, Windyz Ferreira, (Universidade Federal da Paraíba – Brasil)
9h45-11h15: Conversando com quem faz... (sessões paralelas):
16h00-17h00: Intervalo e Sessão de Posters
17h00-18h30: Apresentação de Comunicações
20h30: Programa Social* (Jantar: Clube do Fado, em Alfama)
29/Nov Domingo
9h00-9h45: Conferência: “Educacão Inclusiva: onde estamos para onde vamos”, Windyz Ferreira, (Universidade Federal da Paraíba – Brasil)
9h45-11h15: Conversando com quem faz... (sessões paralelas):
- Tecnologias da Informação e Comunicação
- Salas de Ensino Estruturado
- Formação de Professores de Educação Especial e Inclusiva
- Diferenciação Curricular.
11h15-11h45: Intervalo
11h45-12h30: Conclusões, atribuição de Medalhas de Mérito da ANDEE e Encerramento
15h00-17h30: Programa Turístico* (a definir)
11h15-11h45: Intervalo
11h45-12h30: Conclusões, atribuição de Medalhas de Mérito da ANDEE e Encerramento
15h00-17h30: Programa Turístico* (a definir)
Mais informações aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário