O Glossário que se segue (até "E") foi retirado de AnimaCorpus - Projecto de Psicomotricidade, um local na net a visitar...
Este Glossário pode ser útil para quem trabalha em Educação Especial, na medida em que permite, de forma muito rápida, uma primeira aproximação a alguns dos termos apresentados e que surgem com alguma frequência em relatórios de alunos...
A
Afasia:Perda da capacidade de usar ou compreender a linguagem oral.
Agnosia: Impossibilidade de obter informações através de um dos canais de recepção dos sentidos, embora o órgão do sentido não esteja afectado. Ex: A Agnosia auditiva é a incapacidade de reconhecer ou interpretar um som, mesmo quando é ouvido. Assim, um indivíduo pode ouvir mas não reconhecer a campainha do telefone.
Agrafia: Impossibilidade de escrever e reproduzir os seus pensamentos por escrito.
Alexia: Perda da capacidade de leitura de letras manuscritas ou impressas.
Antecipação: Dinâmica interna do sujeito pela qual elabora a representação de um acto motor, isto é, que está na origem do projecto motor e da sua realização concreta.
Apraxia: Impossibilidade de resposta motora na realização de movimentos com uma finalidade (movimentos voluntários).
Ataxia: Dificuldade de equilíbrio e de coordenação de movimentos voluntários.
Autismo: Desapego quase total da realidade, porque o sujeito refugia-se no seu eu profundo e recusa todo contacto com as coisas e os seres exteriores a ele mesmo.
Automatismos: Conjunto de actos reflexos, genéticos ou adquiridos, cuja direcção escapa à actividade consciente do individuo.
C
Cinestesia ou Quinestesia: Modalidade de sensibilidade proprioceptiva que informa o cérebro sobre os movimentos dos segmentos corporais. Participam nessa informação os fusos neuro-musculares, os corpúsculos de Golgi, e os corpúsculos de Ruffinni.
Conceito: Uma ideia abstracta generalizada a partir de instâncias peculiares. Consideram-se desordens conceptuais aquelas que afectam os processos cognitivos impedindo a formulação de conceitos.
Cognição: Refere-se ao pensamento, à abstracção, à síntese, à classificação e qualquer outra operação mental que esteja relacionada com o modo como se processa a informação, se planifica e se adquirem conhecimentos.
Controlo Postural: Possibilidade de actuar ou inibir a actividade de determinadas partes do corpo para adaptar-se à actuação ou manter-se o equilíbrio.
A respiração normal encontra-se regulada pelo auto-reflexo pulmonar Controlo respiratório: e pelos centros respiratórios bulbares que adaptam de uma maneira automática a respiração às necessidades de cada momento.
Controlo tónico: Fim principal sobre o qual deve incidir a educação psicomotora visto ser o aspecto que incide na estabilidade da atenção e da conduta.
Coordenação: Possibilidade de conectar acções entre si e percepções com acções. Capacidade do corpo integrar a acção dos músculos para a realização de determinados movimentos, ou uma série de movimentos, de maneira mais eficiente.
Coordenação dinâmica: Exige a capacidade de sincronizar os movimentos de diferentes partes do corpo.
Coordenação óculo-manual: Capacidade do sujeito para usar a vista e as mãos ao mesmo tempo com a finalidade de realizar uma tarefa.
Coordenação olho-pé: Capacidade do sujeito para utilizar os olhos e os pés ao mesmo tempo, com a finalidade de realizar uma tarefa.
Criatividade: Processo intelectual cujo resultado é a projecção de ideias novas.
D
Descodificação: Segmentar a informação para poder estrutura-la, e assim criar um código determinado a nível sensório-perceptivo.
Diadococinésia: Dissociação, alternância e coordenação de movimentos, realizados por dois membros ou por dois segmentos corporais.
Diálogo tónico: Forma de comunicação pela qual o corpo emite uma mensagem que surge da interacção com o outro sujeito.
Disartria: Dificuldade na articulação de palavras devido a disfunções cerebrais.
Discalculia: Perturbação da aprendizagem do cálculo.
Discriminação: Possibilidade de separar, distinguir, diferenciar uma coisa de outra.
Discriminação auditiva: Capacidade de percepção discriminativa, ou distinta dos estímulos auditivos. Habilidade para reconhecer diferenças de frequência, intensidade e timbre entre sons, fonemas e palavras iguais.
Discriminação visual: Capacidade para discriminar ou diferenciar por intermédio da vista um objecto de outro. Capacidade de diferenciar estímulos visuais como; tamanho, cores, formas e habilidade para identificar, emparelhar figuras idênticas ou detectar de pequenas diferenças e ou semelhanças.
Disgrafia: Escrita manual extremamente pobre ou dificuldades de realização dos movimentos motores necessários à escrita. Esta condição está muitas vezes ligada a disfunções neurológicas. É uma forma de dispraxia.
Dislexia: Perturbação que se manifesta ao longo da aprendizagem da leitura, devido a uma imaturidade nos processos auditivos, visuais e tactilo-quinestésicos responsáveis pela apropriação da linguagem escrita.
Disortografia: Dificuldade na aprendizagem da leitura, revelada por fraseologia incorrectamente construída, normalmente associada a atrasos na compreensão e na expressão da linguagem escrita.
Distrofia muscular: Uma das doenças primárias do músculo, caracterizada pelo enfraquecimento e atrofia dos músculos esqueléticos que tende a aumentar as dificuldades de coordenação e que tende a uma deformação progressiva.
Distractibilidade: Dificuldade de concentração, de atenção e das funções neuroenergéticas necessárias ao processo de aprendizagem.
Dissociação: Actividade voluntária do individuo, que consiste em mover grupos musculares independentemente uns dos outros, realizando de forma simultânea movimentos que têm o mesmo objectivo dentro de uma determinada conduta.
Disgnosia: Perturbação cerebral comportando uma má percepção visual das formas.
Dismetria: Realização de movimentos de forma inadequada e pouco económica.
Dispraxia: Incapacidade de realizar movimentos intencionais.
E
Educação Psicomotora: Vista sobre o ângulo educativo é uma educação geral do ser através do seu corpo- concepção psicopedagógica da educação.
Emoção: Sentimento intenso, agradável ou penoso mais ou menos duradouro, que influência poderosamente os diversos órgãos, cuja função aumenta, se altera ou diminui.
Equilibração: Factor essencial da grande conquista antropológica da postura bípede.
Equilíbrio: Capacidade para adoptar e manter uma posição corporal, em oposição à força da gravidade. A conservação do equilíbrio resulta da interacção do trabalho dos músculos para suster o corpo sobre a sua base. A obtenção de equilíbrio é a base fundamental para toda a coordenação que leve a uma dinâmica de exploração.
Função mediante a qual o corpo, ou parte do mesmo se mantém constantemente numa mesma posição correcta e ortostática, graças a uma série de reflexos com os que se modifica o tónus muscular. Este divide-se por sua vez, em estático, dinâmico ou activo.
Espasmos: Tensão excessiva nos músculos com aumento de resistência à flexão ou à extensão.
Espasticidade: Rigidez e espasmos característicos de alguns quadros de Paralisia Cerebral.
Esquema corporal: conhecimento do próprio corpo e da relação das partes do nosso corpo umas com as outras e com o mundo exterior.
Estereotipia: Repetição rítmica de actos ou de palavras que escapam à vontade do autor.
Estruturação Espacio-Temporal: Conhecimento, manejo e interiorização de conceitos espaciais e temporais, referidos no próprio corpo, nos outros e nos objectos.
Eutonia: Estado que consiste em ter todas as partes do corpo num estado óptimo de tensão muscular em relação com a acção. O movimento e o gesto que o individuo se propõe, ajusta-se ao estado ou actividade do momento.
Expressão corporal: Disciplina que permite encontrar mediante o estudo e a profundidade do emprego do corpo numa linguagem própria, por códigos preconcebidos, é um modo de comunicação que encontra a sua própria semântica directa mais alta da expressão verbal conceptualizada. É uma forma original de manifestação que deve encontrar em si mesma, as suas próprias justificações e seus próprios métodos de trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário